(VUNESP-2021) Observe, a seguir, uma livre reescrita da propaganda. Nossos professores __________ a alfabetizar pessoas necessitadas. Caso você conheça alguma, ___________ a ela nosso curso EJA (Educação de Jovens e Adultos). Nossos profissionais certamente a ___________de braços abertos.
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com:
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 2 de 20
2. Questão
(VUNESP-2020)
Texto associado
Nenhum estudante vai perder o ano
Quando as aulas foram interrompidas por causa da covid-19, as escolas de Nova York tiveram uma semana para a formação de professores e a elaboração das atividades a serem desenvolvidas com os alunos, ao mesmo tempo em que foi realizado um censo sobre a disponibilidade de equipamentos e internet em casa para que se garantisse acesso a todos.
Após um mês, na tradicional parada de uma semana na primavera, enquanto os estudantes se dedicavam a atividades voltadas ao desenho de projeto de vida, os educadores desenharam um novo planejamento, baseado na experiência inicial e em uma pesquisa realizada com os pais e estudantes. As atividades escolares diárias foram reorganizadas, assim como os critérios de avaliação, que se baseia nas tarefas realizadas em casa, pontuadas ou não, e avaliações criadas pelos professores.
Nem tudo é perfeito: como todas as grandes redes, a de Nova York é heterogênea. A terceira fase de mudanças desse ano letivo que se encerra no fim de junho veio com o reconhecimento de que muitos estudantes não tiveram acesso a computadores e conectividade no tempo adequado e que parte deles pode ter passado pelo trauma de perder entes queridos ou ter tido sua saúde mental abalada.
Foram alterados os critérios de avaliação. Nenhum estudante será reprovado e serão criadas três faixas de classificação, de acordo com a situação de cada estudante, antes e depois do “fechamento” das escolas. São eles “Atende aos Padrões”, “Precisa de Melhoria” ou “Curso em Andamento”, se for necessário tempo adicional para que o estudante conclua o curso.
A decisão não significa que “os alunos passarão sem saber”. Para os alunos que não progrediram o esperado haverá reforço nas férias de verão e ao longo do próximo ano letivo, que se inicia em setembro.
Os americanos estão no fim de seu ano letivo, ao contrário do Brasil, que está na metade. O que sua experiência nos ensina é que em meio a uma crise nosso foco deve ser o de responder uma questão: para quem a escola pública trabalha?
(Alexandre Schneider, “Nenhum estudante vai perder o ano”. Folha de S.Paulo, 07.05.2020. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a vírgula é empregada para separar um trecho explicativo.
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 3 de 20
3. Questão
(VUNESP-2020)
Texto associado
Escola inclusiva
É alvissareira a constatação de que 86% dos brasileiros consideram haver melhora nas escolas quando se incluem alunos com deficiência. O elevado grau de aceitação aparece em pesquisa Datafolha divulgada no Dia do Professor.
Uma década atrás, quando o país aderiu à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e assumiu o dever de uma educação inclusiva, era comum ouvir previsões negativas para tal perspectiva generosa. Apesar das dificuldades óbvias, ela se tornou lei em 2015 e criou raízes no tecido social.
A rede pública carece de profissionais satisfatoriamente qualificados até para o mais básico, como o ensino de ciências; o que dizer então de alunos com gama tão variada de dificuldades.
Bastaram alguns anos de convívio em sala, entretanto, para minorar preconceitos. A maioria dos entrevistados (59%), hoje, discorda de que crianças com deficiência devam aprender só na companhia de colegas na mesma condição.
Tal receptividade decerto não elimina o imperativo de contar, em cada estabelecimento, com pessoal capacitado para lidar com necessidades específicas de cada aluno. Este pode ser disléxico, deficiente visual ou diagnosticado com transtorno do espectro autista, para dar mais alguns exemplos.
O censo escolar indica 1,2 milhão de alunos assim categorizados. Embora tenha triplicado o número de professores com alguma formação em educação especial inclusiva, contam-se não muito mais que 100 mil deles no país. Não se concebe que possa haver um especialista em cada sala de aula.
As experiências mais bem-sucedidas criaram na escola uma estrutura para o atendimento inclusivo, as salas de recursos. Aí, ao menos um profissional preparado se encarrega de receber o aluno e sua família para definir atividades e de auxiliar os docentes do período regular nas técnicas pedagógicas.
Não faltam casos exemplares na rede oficial de ensino. Compete ao Estado disseminar essas iniciativas exitosas por seus estabelecimentos. Assim se combate a tendência ainda existente a segregar em salas especiais os estudantes com deficiência – que não se confunde com incapacidade, como felizmente já vamos aprendendo.
(Editorial. Folha de S.Paulo, 16.10.2016. Adaptado)
Na frase do quinto parágrafo – Tal receptividade decerto não elimina… –, o advérbio destacado estabelece relação de sentido de
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 4 de 20
4. Questão
(VUNESP-2020)
Texto associado
Educação na pandemia
Segundo a Unesco, 1,6 bilhão de estudantes (mais de 90% dos estudantes de todo o mundo) foram afetados com o fechamento de escolas e universidades. Na educação básica, além dos problemas colaterais – como repor refeições nutritivas, aliviar a carga dos pais, dar suporte emocional às crianças –, há os desafios pedagógicos. Para enfrentá-los, o Todos pela Educação elaborou uma nota sobre a Educação na Pandemia estruturada em quatro mensagens.
A primeira é que o ensino a distância traz soluções, mas, considerando seu efeito limitado, é preciso planejar a normalização. Por meio de medida provisória, o governo federal flexibilizou o cumprimento dos 200 dias letivos, desde que mantida a carga horária mínima. Mas ainda há questões em aberto sobre o ensino remoto: como programar as atividades; que tipos de atividade devem contar para fins de equivalência; como será programado o calendário de exames nacionais, etc.
A segunda mensagem é que será preciso uma estratégia para mitigar as condições heterogêneas de acesso à rede digital. No Brasil, 99% dos estudantes da classe A têm acesso à rede, mas nas classes D e E são apenas 40%. O dado pede medidas que flexibilizem a disponibilização de internet às comunidades vulneráveis. O telefone celular, presente em
84% dos domicílios D e E, é um dispositivo-chave. Além disso, rádio e TV, com uma penetração de 96% nos domicílios brasileiros, podem ser decisivos.
A terceira mensagem é que ensino a distância não é sinônimo de aula online. Há diferentes formas de estimular a aprendizagem remota, como a resolução de problemas complexos e a investigação e construção colaborativa do conhecimento. Um artigo do Fórum Econômico Mundial aponta que “a pandemia é uma oportunidade para nos relembrar das habilidades que os estudantes precisam nesse mundo imprevisível, como decisões embasadas, solução criativa de problemas e, talvez, acima de tudo, adaptabilidade”. É também uma oportunidade para testar sistemas de inteligência artificial que auxiliam estudantes com seus problemas específicos.
A última mensagem é de que, mesmo a distância, a atuação dos professores é central. A tecnologia pode “elevar o papel dos professores de transmissores do conhecimento
adquirido para cocriadores de conhecimento”, disse Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE. É também o momento de estimular plataformas colaborativas entre os
professores que viabilizem o compartilhamento de materiais, experiências e avaliações.
No trecho do 2º parágrafo – Por meio de medida provisória, o governo federal flexibilizou o cumprimento dos 200 dias letivos, desde que mantida a carga horária mínima. Mas ainda há questões em aberto sobre o ensino remoto… –, as conjunções destacadas estabelecem entre as orações, correta e respectivamente, relações de sentido de
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 5 de 20
5. Questão
(VUNESP-2019)
Texto associado
Volta às aulas para pais e filhos
A socióloga Annette Lareau afirma que, nos Estados Unidos, a classe social das famílias tem uma influência decisiva sobre a trajetória escolar de seus filhos, mesmo ao comparar somente alunos da rede pública.
Em suas pesquisas, Lareau constatou que, embora a educação seja valorizada por todos, as medidas tomadas para buscar o sucesso acadêmico dos filhos variam de acordo com a renda familiar.
Enquanto na classe média era incentivado o debate em casa, além da inclusão de atividades extracurriculares e vivências que cultivassem habilidades e um olhar crítico, os pais das classes mais baixas tendiam a valorizar mais a obediência, a convivência com a família e o livre brincar. Embora essas atividades cultivem a autonomia e a criatividade, são menos valorizadas nas escolas.
A relação entre os pais e o colégio também diferia bastante. Os de classe média acreditavam ser de sua responsabilidade administrar a vida estudantil dos filhos, intervindo quando necessário junto à instituição.
Já as famílias com menor renda atribuíam à escola esse papel. Segundo Lareau, ainda que razoável, essa atitude não é vantajosa, pois os professores muitas vezes interpretavam a ausência dos pais como sinal de descaso.
Famílias das camadas mais pobres tendem a conhecer pouco o funcionamento da escola – e seus esforços, em alguns casos, tornam-se invisíveis no universo escolar. Já os colégios e seus agentes sentem-se ignorados pelas famílias.
Na sociedade do conhecimento, a troca de informações entre escola e família é fundamental. Um primeiro passo é facilitar a comunicação entre pais e professores, algo que pode ser feito por grupos de redes sociais e aplicativos de celular.
Ao convidar os pais para conversar, a escola transmite informações importantes, como explicações sobre o processo de aprendizagem, quais os resultados esperados e como a família pode apoiar os alunos em casa. Escolas que adotaram esses exemplos demonstram bons resultados.
À medida que assumem que a responsabilidade pela educação é compartilhada, pais e escola estabelecem uma relação de apoio mútuo que favorece a todos.
No quarto parágrafo, a autora empregou o verbo intervir: – … intervindo quando necessário junto à instituição.
Assinale a alternativa em que esse verbo está corretamente empregado.
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 6 de 20
6. Questão
(VUNESP-2020) O segmento em destaque em – …. fazermos de conta que você me olha enquanto eu falo? – pode ser reescrito, de acordo com o sentido e com a norma da regência, em:
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 7 de 20
7. Questão
(VUNESP-2020) Quanto ao emprego dos pronomes, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase a seguir:
Informações sobre os alimentos foram identificadas e os autores ______ combinaram para validar o estudo e publicá- _____, o que ____ garantiu prestígio por terem sistematizado algo de maneira científica.
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 8 de 20
8. Questão
(VUNESP-2020) Assinale a alternativa em que o acento indicativo da crase está em conformidade com a norma-padrão.
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 9 de 20
9. Questão
Leia o texto para responder à questão.
Entre as dez metas estabelecidas para a educação que constam dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030, ratificados pelos 193 países-membros da ONU, a mais básica, juntamente à escolarização universal, é que todos tenham conhecimentos primários em leitura, escrita e matemática. Embora 260 milhões de crianças no mundo ainda não frequentem escolas, o acesso tem crescido com certa velocidade. A instrução, porém, ainda é terrivelmente falha. Segundo o Banco Mundial, 53% de todas as crianças em países de média e baixa renda sofrem de “pobreza de aprendizado” (learning poverty), um critério que implica a incapacidade de ler e compreender um texto simples aos dez anos de idade – ou seja, uma capacitação um pouco acima do analfabetismo absoluto, mas um pouco abaixo do analfabetismo funcional, que pressupõe deficiências graves de escrita e cálculo.
(VUNESP-2020) As informações do texto permitem afirmar que a “pobreza de aprendizado” resulta de
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 10 de 20
10. Questão
(VUNESP-2020)
Texto associado
Entre as dez metas estabelecidas para a educação que constam dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030, ratificados pelos 193 países-membros da ONU, a mais básica, juntamente à escolarização universal, é que todos tenham conhecimentos primários em leitura, escrita e matemática. Embora 260 milhões de crianças no mundo ainda não frequentem escolas, o acesso tem crescido com certa velocidade. A instrução, porém, ainda é terrivelmente falha. Segundo o Banco Mundial, 53% de todas as crianças em países de média e baixa renda sofrem de “pobreza de aprendizado” (learning poverty), um critério que implica a incapacidade de ler e compreender um texto simples aos dez anos de idade – ou seja, uma capacitação um pouco acima do analfabetismo absoluto, mas um pouco abaixo do analfabetismo funcional, que pressupõe deficiências graves de escrita e cálculo.
Leia as passagens: – …ratificados pelos 193 países-membros da ONU… – …todos tenham conhecimentos primários em leitura, escrita e matemática. – …o acesso tem crescido com certa velocidade. Os termos em destaque significam, correta e respectivamente:
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 11 de 20
11. Questão
(VUNESP-2021) Em uma caixa, há 18 figuras geométricas feitas em papel cartão. Desse total, são da cor amarela e as demais da cor azul. Sabendo que das figuras de cor amarela e das figuras de cor azul possuem a forma de triângulos, então, em relação ao número total de figuras da caixa, as figuras na forma de triângulos correspondem à seguinte fração:
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 12 de 20
12. Questão
(VUNESP-2021) Uma criança tem 2 cartelas diferentes de adesivos, A e B, que, juntas, possuem 56 adesivos. Se o número de adesivos da cartela A é igual a do número de adesivos da cartela B, então o número de adesivos da cartela A é
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 13 de 20
13. Questão
(VUNESP-2021) Sabe-se que a soma do número de quilômetros percorridos pelo ciclista A e pelo ciclista B em um treinamento é igual a 140 km, e que a diferença entre o número de quilômetros percorridos por A e a quinta parte do número de quilômetros percorridos por B é igual a 68 km. Desse modo, é correto afirmar que, nesse treinamento, o ciclista A percorreu um total de
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 14 de 20
14. Questão
(VUNESP-2021) Os tempos, em segundos, registrados por Ricardo e por Gilberto em uma prova de certa modalidade atlética foram iguais a x e x + 90, respectivamente. Se a razão entre os tempos de Ricardo e de Gilberto foi , então Ricardo concluiu a prova em
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 15 de 20
15. Questão
(VUNESP-2021) No almoxarifado de um centro esportivo há 42 bolas de basquete e 70 bolas de vôlei. Para organizar o depósito, o administrador quer distribuí-las em caixas com quantidades iguais de bolas em cada uma, de modo que cada caixa tenha somente bolas de um dos dois esportes, que o número de caixas necessárias seja o menor possível, e que não reste nenhuma dessas bolas fora de uma caixa. Nessas condições, o número de caixas necessárias será igual a
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 16 de 20
16. Questão
(VUNESP-2021) Mediu-se a pressão sanguínea de cada pessoa de um grupo de pessoas. Desse grupo, apenas 40% estavam com a pressão normal. Entre as pessoas que não estavam com a pressão normal, 75% tinham diabetes, o que corresponde a 90 pessoas. O número de pessoas desse grupo é igual a
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 17 de 20
17. Questão
(VUNESP-2021) Em uma empresa, há 18 empregados que têm curso superior e 42 que não têm o curso superior. O gráfico a seguir representa essa relação entre esses dois grupos da empresa.
É correto afirmar que o ângulo  tem medida igual a:
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 18 de 20
18. Questão
(VUNESP-2021) A tabela relaciona os cinco clubes brasileiros que obtiveram as maiores receitas com as respectivas arenas em 2018, considerando bilheteria, outras explorações das arenas e programas de sócio torcedor. (O Estado de S. Paulo – 13.12.2019)
Se a média aritmética das receitas relacionadas na tabela foi R$ 95,2 milhões, então a receita do Grêmio foi igual a
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 19 de 20
19. Questão
(VUNESP-2021) O polígono ABCD da figura a seguir representa uma sala. A área da sala que corresponde ao retângulo ABCP é igual a 6 m2.
Sabe-se que a medida do segmento PD é igual a 7,5 m. Desta forma, o perímetro da sala é igual a
Parabéns, você acertou!
Resposta incorreta!
Questão 20 de 20
20. Questão
(VUNESP-2021) O gráfico a seguir indica as taxas de desocupação de pessoas de 15 anos ou mais de idade em uma cidade em 2018 e 2019. O significado de taxa desocupação de pessoas aqui utilizado é o de taxa de pessoas que buscavam emprego.
Considerando os dados apresentados no gráfico, analise as afirmações que comparam dados de 2019 com os de 2018.
Houve crescimento de 36,9 pontos percentuais na taxa de desocupação das pessoas de 15 a 17 anos no período.
Houve crescimento de 2,9 pontos percentuais na taxa de desocupação das pessoas de 25 a 49 anos no período.
Entre as pessoas de 18 a 24 anos, a taxa de desocupação cresceu mais de 30%.
Entre as pessoas de 50 anos ou mais, a taxa de desocupação cresceu 1,3%.